Uma das extraordinárias marcas do Constructivismo Lógico-Semântico, cujo incansável condutor, bem o sabemos, é Paulo de Barros Carvalho, é a da garantia da coerência nos textos pautados por essa escola de pensamento, cujo início se deu há exatos cinquenta anos, com a ida de Lourival Vilanova a São Paulo, em 1973, para ministrar curso de Teoria Geral do Direito a docentes da PUC/SP; a partir dali foi ganhando corpo a formação de um núcleo de intelectuais interessados em conferir suas afirmações.
Em 1986, sob a coordenação de Paulo de Barros Carvalho, um grupo de estudos se forma em São Paulo para esquadrinhar o que passou a ser denominado de Constructivismo Lógico-semântico, cujos fundamentos teóricos são de Lourival Vilanova, merecendo posteriormente a ampliação acadêmica em termos nacional pelas mãos de Paulo de Barros Carvalho, ao conseguir formar novas gerações de doutrinadores a divulgar essa escola de pensamento em livros, monografias, capítulos de livros e artigos jurídicos
Mantovanni Colares Cavalcante é Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre pela Universidade Federal do Ceará – UFC/CE. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP. Professor de Direito Processual – UFC/CE. Professor conferencista do IBET. Juiz de Direito de Vara da Fazenda Pública.