O International Accounting Standards Board (IASB, na sigla em inglês) publicou sexta passada, 29, suas prioridades para os próximos cinco anos. O documento explica as razões para as decisões do IASB e mostra como respondeu ao amplo feedback de seus diversos stakeholders. Esses feedbacks, obtidos por meio de consulta pública em 2021, tem ajudado a moldar as atividades e o plano de trabalho do IASB.
As três principais prioridades estratégicas são:
- Manter a direção estratégica e o equilíbrio das atividades do IASB, ao mesmo tempo em que aumentam os esforços para desenvolver relatórios financeiros digitais e melhorar a compreensão e acessibilidade das Normas IFRS;
- Progredir nos projetos atuais; e
- Adicionar intangíveis e risco climático nas demonstrações financeiras ao Plano de Trabalho.
“Tenho o prazer de compartilhar nossas prioridades que continuarão a melhorar os relatórios financeiros, apoiar o mercado de capitais e atender ao interesse público. Agradecemos a valiosa contribuição de nossos stakeholders nesta consulta de agenda. Sua expertise e contribuições nos ajudaram a desenvolver um plano que fale dos assuntos que são e serão críticos para o mercado de capitais. Estamos ansiosos para nos envolver com nossos stakeholders em nossas atividades”, disse Andreas Barckow, presidente do IASB.
O IASB realiza uma consulta de agenda a cada cinco anos para decidir como equilibrar suas diversas atividades e determinar suas prioridades. Essa última consulta foi lançada em março de 2021 e o período de comentários foi encerrado em setembro de 2021. O IASB ainda analisou e discutiu os feedbacks recebidos em uma série de reuniões que aconteceram em 2021 e 2022.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade