O “JOGO DA INTEPRETAÇÃO” E A MÁQUINA GERADORA DE DEMANDAS INFINITAS POR BIANOR ARRUDA BEZERRA NETO.
Segundo dados do CNJ, ao final do ano de 2022, tramitavam no Poder Judiciário
brasileiro 81,5 milhões de processos.
Quando acessamos as redes sociais, não precisa muito esforço para encontrar
professores vendendo cursos sobre como se tornar um advogado de sucesso. Sair do zero ou do pouco e garantir uma renda fabulosa. Esta é a promessa de muitos.
É notável a mensagem: advogado de sucesso é aquele que tem centenas
(milhares) de ações ajuizadas. Este é o pressuposto da chamada “advocacia de teses”. O sucesso está nela e para encontrá-lo recomenda-se a exploração das oportunidades ao máximo. Explorar significa tirar tudo que possa ser tirado de alguém, alguma empresa ou do Poder Público, aproveitando-se de falhas, contrapés, vacilos, fraquezas. O importante é não perder a chance, pois o empreendedor é aquele que descobre oportunidades escaláveis e escalonáveis. Escaláveis são as oportunidades que podem gerar receita crescente, enquanto o custo operacional permanece estabilizado no mesmo ponto. Escalonável é o negócio que, a partir de um planejamento, apresenta-se com capacidade de aumento de receita, mas com aumento proporcional da despesa operacional. Ambos os conceitos são utilizados por Eric Ries para definir “startup”.
Embora a tentação seja grande, este texto não vai abordar o “ethos” das profissões jurídicas na contemporaneidade, seja sob o prisma sociológico, seja sob o viés da ética filosófica.
Bianor Arruda Bezerra Neto é Doutor pela PUC/SP, Juiz Federal na 5.ª Região, Professor do IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários